Avançar para o conteúdo principal

A complexidade chegou ao máximo nas missas, elaboradas conforme regras estritas de contraponto -- forma em que se entrelaçavam melodias de desenvolvimento independente





Música da Idade Média
(400-1450 - Vol. III, capítulo 7)

“(…) O mais antigo entre esses mestres foi um inglês, John Dunstable, a quem se devem os primeiros motetes sacros. A complexidade chegou ao máximo nas missas, elaboradas conforme regras estritas de contraponto -- forma em que se entrelaçavam melodias de desenvolvimento independente. A execução dessas obras por coros a capela (sem acompanhamento de instrumentos) parece inacreditável. A base dessas "catedrais invisíveis" é quase sempre uma melodia e texto de origem popular, às vezes até obsceno.
O primeiro grande mestre no continente foi o francês-flamengo Guillaume Dufay (século XV). Outro desses compositores sacros, Jean d' Ockeghem, era um grande professor, e sua morte foi lamentada em elegias pelos discípulos -- entre os quais Josquin des Prés, autor de obras importantes como a missa Pange lingua e numerosos motetes.” (http://www.oliver.psc.br/voltarhistoria.htm)







Comentários