Avançar para o conteúdo principal

A música Trovadoresca está relacionada com o estado de civilização dos povos, dos seus ideais poéticos e o desenvolvimento da língua





Música da Idade Média
(400-1450 - Vol. III, capítulo 16)

“A música Trovadoresca está relacionada com o estado de civilização dos povos, dos seus ideais poéticos e o desenvolvimento da língua. À arte dos trovadores não podem ser, portanto, estranho o espírito cavalheiresco da época, as cruzadas, o sentimento religioso e o amor. (…)
A linguagem poética e o modo artístico das suas canções, giram à volta do amor e da guerra. «A cantiga da cruzada que era um ‘’tema’’ escolhido pelos Trovadores, onde narravam acontecimentos passados durante as cruzadas (…)»
Todas as manifestações nesta arte medieval visam servir Deus e a família. Quanto à origem, esta escola teve influências greco-latinas ao nível da poesia. A acção oriental, que se fez sentir através das Cruzadas, produziu inspiração popular, detectável nas melodias. (…)” (http://historia_da_musica.blogs.sapo.pt)




Em resumo, podemos concluir que “(…) os trovadores são uma parte muito importante na história da música, na medida em que com as suas manifestações e rituais revolucionaram a música, no que diz respeito a melodias, letras de músicas (com os seus versos compunham músicas) e pelo impacto que tiveram na Europa, nomeadamente com as cruzadas. Este movimento estendeu-se por toda a Europa e teve grande influencia no que hoje em dia é a música, pois as misturas de melodias e letras de versos de músicas que podemos ouvir nos dias de hoje, tiveram inicio na era medieval, por volta dos séculos XV. Este movimento foi evoluindo ao longo dos séculos chegando até ao século XXI com grande importância. Pode dizer-se que o movimento trovadoresco foi a base do que viria a ser a música nos séculos seguintes.” (http://historia_da_musica.blogs.sapo.pt)




Comentários