Avançar para o conteúdo principal

Menestréis - músicos-poetas sedentários; viviam na casa de um fidalgo, enquanto o jogral andava de terra em terra, Jograis - cantores e tangedores ambulantes





Música da Idade Média
(400-1450 - Vol. III, capítulo 9)

“(…) Em geral uma pessoa culta, Menestréis, músicosepoetas sedentários; viviam na casa de um fidalgo, enquanto o jogral andava de terra em terra, Jograis, cantores e tangedores ambulantes, geralmente de origem plebéia e Segréis, trovadores profissionais, fidalgos desqualificados que iam de corte em corte, acompanhados por um jogral.

Recebiam o nome de cantigas, porque eram acompanhados por instrumentos de corda e sopro. Mais tarde, essas cantigas foram reunidas em Cancioneiros: o da Ajuda, o da Biblioteca Nacional e o da Vaticana.
No século XI, com o início da reconquista cristã da Península Ibérica, o galego-português consolida-se como língua falada e escrita da Lusitânia. Os árabes são expulsos para o sul da península, onde surgem os dialetos moçárabes, a partir do contato do árabe com o latim. Em galego-português são escritos os primeiros documentos oficiais e textos literários não latinos da região, como os cancioneiros (coletâneas de poemas medievais), surgindo os Trovadores Medievais.” (http://www.clerioborges.com.br/oficinatrovadorismo.html)





Comentários