Neste período, e “como é de conhecimento histórico, valorizava temáticas não religiosas, que foram igualmente contempladas na produção musical da época, que é maioritariamente compostas por músicas vocais profanas
MÚSICA RENASCENTISTA
(1450-1600 - Vol. IV, Capítulo 9)
Outro grande compositor, que durante séculos as autoridades da igreja consideraram como modelo de música sacra católica é o italiano renascentista Giovanni Palestrina (1525-1594), que dedicou sua vida à música da igreja católica em Roma, onde era diretor musical da catedral de São Pedro. Devido à perfeição técnica de suas obras elas servem para o estudo do contraponto modal.
Neste período, e “como é de conhecimento histórico, valorizava temáticas não religiosas, que foram igualmente contempladas na produção musical da época, que é maioritariamente compostas por músicas vocais profanas. Este tipo de música não vivia num círculo fechado, sendo ouvida por todo o tipo de pessoas, desde reis até cantores de rua, passando até mesmo pelos próprios bispos. Era facilmente consumida e apreciada, assim como esquecida, uma vez que a sua produção era praticamente diária.
Comentários
Enviar um comentário