Avançar para o conteúdo principal

Durante o século XVI o madrigal foi o gênero mais importante e que tornaria a Itália o centro musical da Europa.” (…) Porém este novo gênero nada tinha a ver com o madrigal do século XIV.




MÚSICA RENASCENTISTA
(1450-1600 - Vol. IV, Capítulo 28)

“”(…) Durante o século XVI o madrigal foi o gênero mais importante e que tornaria a Itália o centro musical da Europa.” (…) Porém este novo gênero nada tinha a ver com o madrigal do século XIV. O madrigal do trecento consistia em uma composição escrita geralmente para duas vozes com textos que podiam ter temáticas satíricas, bucólicas e amorosas. Os poemas eram organizados com duas ou três estrofes de três versos, todos cantados com a mesma melodia, porém, no final de cada estrofe dois versos eram inclusos (refrão) e cantados em compasso e melodia diferente.

O madrigal renascentista era uma variedade de formas poéticas escritas exclusivamente para serem musicadas. Diferente do madrigal do trecento que tinha uma estrutura definida, na renascença o compositor tinha total liberdade sobre a música. O compositor dava efeitos expressivos ao poema e a palavra. Um dos grandes exemplos de compositores de madrigais foi Luca Marenzio (1553-1599), este levou o madrigal ao ápice com seu domínio técnico na arte de compor.” (http://historiadamusica2011.blogspot.pt/2011/07/musica-na-renascenca.html)





Comentários