Avançar para o conteúdo principal

Na Itália a Frotolla era um estilo com textos satíricos e amorosos, cantada de preferência nas cortes italianas, tinha uma música bem simples…




MÚSICA RENASCENTISTA
(1450-1600 - Vol. IV, Capítulo 27)

“Na Itália a Frotolla era um estilo com textos satíricos e amorosos, cantada de preferência nas cortes italianas, tinha uma música bem simples, onde sua forma interpretativa consistia, segundo Grout e Palisca, “... em cantar a voz superior e tocar as restantes como acompanhamento instrumental.” (…) “A Lauda, outra forma musical italiana, era a versão religiosa da Frotolla, porém não fazia parte da liturgia, era apenas uma forma popular de mostrar devoção, geralmente sua melodia era aproveitada de canções profanas, sua letra podia ser em latim ou italiano e sua música era cantada a quatro vozes em reuniões públicas de devotos. 

Na França a música predominante era a chanson (literalmente canção), uma música geralmente em compasso binário, com o aparecimento de passagens em compasso ternário, o cantus firmus era cantado na voz mais aguda. Assim como a Frotolla, a chanson possuía o texto poético com conotações amorosas. Uma evolução da chanson, atribuída aos compositores franco-flamengos, tinham linhas melódicas em forma de melismas, onde o uso do contraponto era predominante. (…)” (http://historiadamusica2011.blogspot.pt/2011/07/musica-na-renascenca.html)







Comentários