Dentre as mais grandiosas e expressivas obras da Renascença, ressaltam-se aquelas compostas para a Igreja Católica, sob as formas de moteto e missa
MÚSICA RENASCENTISTA
(1450-1600 - Vol. IV, Capítulo 2)
“Na música renascentista, com a continuidade histórica, a música vocal teve mais prestigio que a música instrumental, onde na linguagem da música vocal, os compositores criam relações entre texto e música, realçando o sentido e emoção do texto.
Dentre as mais grandiosas e expressivas obras da Renascença, ressaltam-se aquelas compostas para a Igreja Católica, sob as formas de moteto e missa.
Na música sacra esses dois gêneros são escritos para corais e ambos polifônicos – isto é, o canto de várias vozes.” (http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Caracteristicas-Da-M%C3%BAsica-Renascentista/67932.html)
“Já é do novo século o maior dos mestres flamengos, Orlando di Lasso (1532 - possivelmente em 1530-1594). Saindo do ambiente provinciano da velha Borgonha, Lasso conquistou auditórios na França, Itália e, sobretudo, na Alemanha. Embora dedicado à música sacra, compôs também madrigais.
Comentários
Enviar um comentário