Monteverdi foi mudando a sua concepção da ópera, assumindo um dramatismo inédito que teve enorme influência na evolução do género.
MÚSICA Barroca
(1600-1750 - Vol. V, Capítulo 16)
Claudio Monteverdi
(1567-1643)
“(…) Monteverdi foi mudando a sua concepção da ópera, assumindo um dramatismo inédito que teve enorme influência na evolução do género. Desenvolveu novos recursos musicais e assimilou conquistas da nova geração de compositores no campo da música realista e trouxe para a música ideias sobre as emoções que encontrou nas suas leituras de Platão. Em 1624 surge uma primeira tentativa dramática segundo a sua nova doutrina, Il combattimento de Tancredi e Clorinda, algo entre a ópera e a cantata, sendo em parte recitada e em parte encenada e cantada, e que levou o público à lágrimas na sua estreia. (…)” (https://www.rtp.pt/antena2/geral/claudio-monteverdi_1839)
Claudio Monteverdi_ L'Orfeo - Atto III_ Nulla Impres
Claudio Monteverdi_ L'Orfeo - Atto IV_ Signor, Quell
Claudio Monteverdi_ L'Orfeo - Atto IV_ Benché Severo
Claudio Monteverdi_ L'Orfeo - Atto IV_ Pietade Oggi
Claudio Monteverdi_ L'Orfeo - Atto IV_ Qual Onor di
Claudio Monteverdi: Madrigal “Lors du Festival des Forêts” - Motete (for 4 voices)
Claudio Monteverdi: Motete “Duo Seraphim” (4 tenors and basso continuo)
Comentários
Enviar um comentário