Monteverdi mostra já uma perfeita assimilação do novo estilo, resolvendo os problemas de ilustração musical do texto sem perder de vista a coerência…
MÚSICA Barroca
(1600-1750 - Vol. V, Capítulo 10)
Claudio Monteverdi
(1567-1643)
“(…) As primeiras obras que Monteverdi produziu em Mântua evidenciam uma aclara adesão a estes princípios, apesar de não serem totalmente dominados no inicio, o que resultou em canções angulosas e difíceis de cantar. (…)” (https://www.rtp.pt/antena2/geral/claudio-monteverdi_1839)
Monteverdi_ L'Orfeo - Prologo_ Dal Mio Perme
“(…) Em 1599, Monteverdi casou-se com uma cantora, Claudia Cattaneo, e em 1602 assumiu o cargo de mestre de capela o que lhe permitiu viver mais desafogadamente, e garantir mais trabalho e prestigio.
Monteverdi mostra já uma perfeita assimilação do novo estilo, resolvendo os problemas de ilustração musical do texto sem perder de vista a coerência da estrutura e a fluência do discurso musical, e sem se prender a uma descrição exaustiva e minuciosa do texto. (…)” (https://www.rtp.pt/antena2/geral/claudio-monteverdi_1839)
Claudio Monteverdi - Vespro Della Beata Vergine - Cantar Lont - Versiculum Et Responsorium_ Deus
Claudio Monteverdi - Vespro Della Beata Vergine - Cantar Lont - Antiphona Et Psalmus I_ Dixit Dom
Claudio Monteverdi - Vespro Della Beata Vergine - Cantar Lont - Concerto_ Nigra Sum
Claudio Monteverdi - Vespro Della Beata Vergine - Cantar Lont - Antiphona Et Psalmus 3_ Laetatus
Claudio Monteverdi - Vespro Della Beata Vergine - Cantar Lont - Concerto_ Duo Seraphim
Claudio Monteverdi - Vespro Della Beata Vergine - Cantar Lont - Antiphona Et Psalmus 4_ Nisi Domi
Claudio Monteverdi - Vespro Della Beata Vergine - Cantar Lont - Sonata Sopra Sancta Maria
Claudio Monteverdi - Vespro Della Beata Vergine - Cantar Lont - Antiphona Et Psalmus 5_ Lauda Jer
Claudio Monteverdi - Vespro Della Beata Vergine - Cantar Lont - Antiphona Ad Magnificat Et Magni
Comentários
Enviar um comentário