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Uma estética musical seguida pelos músicos do período barroco, propondo recursos técnicos específicos usados na composição…



MÚSICA Barroca

(1600-1750 - Vol. V, Capítulo 9)


Claudio Monteverdi

(1567-1643)


“(…) Em 1590 Monteverdi era violetista numa brilhante corte ducal de Mântua, onde entrou em contacto com a vanguarda musical da época. Nesta altura, os madrigalistas mais avançados desenvolviam um estilo de composição baseado na doutrina dos afectos, uma estética musical seguida pelos músicos do período barroco, propondo recursos técnicos específicos usados na composição de forma a despertar emoções. Por outro lado os poetas mais prestigiados, Torquato Tasso, e Giovanni Battista Guarini, faziam uma poesia bastante emocional, retórica e formalista, enquanto os músicos se esforçavam por seguir essa lírica através de uma serie de convenções de melodia e de uma original pesquisa harmónica. (…)” (https://www.rtp.pt/antena2/geral/claudio-monteverdi_1839)


Claudio Monteverdi: Magnificat, Selva Morale


Claudio Monteverdi: Cruda Amarilli ()5º livro de Madrigais


Claudio Monteverdi: Confitebor Terzo Alla Francese


Claudio Monteverdi - Vespro Della Beata Vergine - Cantar Lont - Concerto_ Audi Coelum


Claudio Monteverdi - Vespro Della Beata Vergine - Cantar Lont - Antiphona Et Psalmus 5_ Lauda Jer


Claudio Monteverdi - Vespro Della Beata Vergine - Cantar Lont - Hymnus_ Ave Maris Stella

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