Corelli cContribuiu para colocar o violino entre os mais prestigiados instrumentos solistas e para o desenvolvimento de técnicas modernas…
MÚSICA Barroca
(1600-1750 - Vol. V, Capítulo 23)
Arcangelo Corelli
(1653-1713)
“(…) Como violinista virtuose foi considerado um dos maiores de sua geração, senão o maior de todos. Contribuiu para colocar o violino entre os mais prestigiados instrumentos solistas e para o desenvolvimento de técnicas modernas, além de fazer muitos discípulos.
Foi a personalidade dominante na vida musical romana até seus últimos anos e muito estimado internacionalmente, foi disputado pelas cortes e admitido na mais prestigiada sociedade artística e intelectual de seu tempo, a Academia da Arcádia, sendo chamado de "o novo Orfeu", "o príncipe dos músicos" e outros adjetivos similares, gerando grande folclore. (…)” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Arcangelo_Corelli)
Arcangelo Corelli: Concerto grosso No. 4 in D Major, Op. 6: II. Adagio
Arcangelo Corelli: Concerto grosso No. 4 in D Major, Op. 6: III. Vivace
“(…) Sua posição na história da música ocidental está hoje firmemente estabelecida como um dos principais mestres da passagem do século XVII para o XVIII e como um dos primeiros e maiores classicistas.” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Arcangelo_Corelli)
Arcangelo Corelli: Concerto grosso No. 11 in B-Flat Major, Op. 6: II. Allemanda (Allegro)
Arcangelo Corelli: Concerto grosso No. 11 in B-Flat Major, Op. 6: III. Adagio
Arcangelo Corelli: Concerto grosso No. 11 in B-Flat Major, Op. 6: IV. Andante largo
Arcangelo Corelli: Concerto grosso No. 11 in B-Flat Major, Op. 6: V. Sarabanda (Largo)
Arcangelo Corelli: Concerto grosso No. 11 in B-Flat Major, Op. 6: VI. Giga (Vivace)
Comentários
Enviar um comentário