Avançar para o conteúdo principal

Corelli, considerado o mais insigne violinista de seu tempo, a fase romana transcorreu em uma sequência de sucessos artísticos e pessoais…




MÚSICA Barroca

(1600-1750 - Vol. V, Capítulo 33)


Arcangelo  Corelli

(1653-1713)


“(…) À parte da opulência dessas cortes, sua vida pessoal era modesta e discreta, somente dando-se ao luxo de adquirir uma coleção de pinturas. Sua fase romana transcorreu em uma sequência de sucessos artísticos e pessoais, sendo disputado por outras cortes e considerado o mais insigne violinista de seu tempo, e também muitos lhe atribuíam o título de melhor compositor. Coroando sua carreira, em 1706 foi admitido na Academia da Arcádia, a glória máxima para um artista, onde adotou o nome simbólico Arcomelo Erimanteo. Pamphili havia retornado de Bolonha em 1704 ou 1705, requisitando o músico para diversas apresentações, e por esta altura passou a reger também a orquestra da Academia das Artes do Desenho. (…)” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Arcangelo_Corelli)


Arcangelo Corelli: Concerto grosso No. 2 in F Major, Op. 6: III. Grave - Andante largo


Arcangelo Corelli: Concerto grosso No. 2 in F Major, Op. 6: IV. Allegro



“(…) Porém, não deixou de sofrer algumas poucas críticas e embaraços. A sua Opera Seconda recebeu críticas do bolonhês Matteo Zanni por supostos erros de composição. O autor escreveu uma defesa indignada que deu origem a uma polêmica epistolar que se estendeu por meses. (…)” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Arcangelo_Corelli)


Arcangelo Corelli: 12 Violin Sonatas, Op. 5, No. 2 In B-Flat Major


Arcangelo Corelli: 12 Violin Sonatas, Op. 5, No. 2 In


Arcangelo Corelli: 12 Violin Sonatas, Op. 5, No. 11 In E Major


Arcangelo Corelli: 12 Violin Sonatas, Op. 5, No. 4 In F Major


Arcangelo Corelli: Concerto grosso No. 5 in B-Flat Major, Op. 6: I. Adagio - Allegro - Adagio


Arcangelo Corelli: Concerto grosso No. 5 in B-Flat Major, Op. 6: III. Allegro - Adagio

Comentários