Corelli, considerado o mais insigne violinista de seu tempo, a fase romana transcorreu em uma sequência de sucessos artísticos e pessoais…
MÚSICA Barroca
(1600-1750 - Vol. V, Capítulo 33)
Arcangelo Corelli
(1653-1713)
“(…) À parte da opulência dessas cortes, sua vida pessoal era modesta e discreta, somente dando-se ao luxo de adquirir uma coleção de pinturas. Sua fase romana transcorreu em uma sequência de sucessos artísticos e pessoais, sendo disputado por outras cortes e considerado o mais insigne violinista de seu tempo, e também muitos lhe atribuíam o título de melhor compositor. Coroando sua carreira, em 1706 foi admitido na Academia da Arcádia, a glória máxima para um artista, onde adotou o nome simbólico Arcomelo Erimanteo. Pamphili havia retornado de Bolonha em 1704 ou 1705, requisitando o músico para diversas apresentações, e por esta altura passou a reger também a orquestra da Academia das Artes do Desenho. (…)” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Arcangelo_Corelli)
Arcangelo Corelli: Concerto grosso No. 2 in F Major, Op. 6: III. Grave - Andante largo
Arcangelo Corelli: Concerto grosso No. 2 in F Major, Op. 6: IV. Allegro
“(…) Porém, não deixou de sofrer algumas poucas críticas e embaraços. A sua Opera Seconda recebeu críticas do bolonhês Matteo Zanni por supostos erros de composição. O autor escreveu uma defesa indignada que deu origem a uma polêmica epistolar que se estendeu por meses. (…)” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Arcangelo_Corelli)
Arcangelo Corelli: 12 Violin Sonatas, Op. 5, No. 2 In B-Flat Major
Arcangelo Corelli: 12 Violin Sonatas, Op. 5, No. 2 In
Arcangelo Corelli: 12 Violin Sonatas, Op. 5, No. 11 In E Major
Arcangelo Corelli: 12 Violin Sonatas, Op. 5, No. 4 In F Major
Arcangelo Corelli: Concerto grosso No. 5 in B-Flat Major, Op. 6: I. Adagio - Allegro - Adagio
Arcangelo Corelli: Concerto grosso No. 5 in B-Flat Major, Op. 6: III. Allegro - Adagio
Comentários
Enviar um comentário