Avançar para o conteúdo principal

Corelli seria um dos grandes agentes da rápida ascensão do violino como instrumento solista e apto para exibir a virtuosidade dos intérpretes.




MÚSICA Barroca

(1600-1750 - Vol. V, Capítulo 28)


Arcangelo  Corelli

(1653-1713)


“(…) É ignorado até que ponto a escolha dos professores foi intencional ou meramente produto das circunstâncias, mas a julgar por uma observação que deixou em 1679, eles lhe pareceram os melhores mestres disponíveis na cidade, não havendo outros que pudessem oferecer instrução mais apurada, mesmo que limitada a certos aspectos da arte. De qualquer forma, eles se alinhavam a uma nova corrente que dava uma ênfase maior ao brilhantismo na execução, em detrimento das tradições da antiga escola contrapontística, em que os instrumentos tinham um peso mais ou menos similar nos conjuntos. (…)” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Arcangelo_Corelli)


Arcangelo Corelli: 12 Violin Sonatas, Op. 5, No. 6 In A Major


Arcangelo Corelli: 12 Violin Sonatas, Op. 5, No. 4 In F Major


Arcangelo Corelli: 12 Violin Sonatas, Op. 5, No. 2 In B-Flat Major



“(…) De fato, em sua maturidade Corelli seria um dos grandes agentes da rápida ascensão do violino como instrumento solista e apto para exibir a virtuosidade dos intérpretes. O estilo que consolidou nesta primeira fase mostra especial influência de Brugnoli, cuja execução foi descrita pelo Martini como original e maravilhosa, sendo excelente também na improvisação. (…)” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Arcangelo_Corelli)


Arcangelo Corelli: Concerto grosso No. 1 in D Major, Op. 6: I. Largo - Allegro - Adagio - Allegro - Adagio - Allegro - Adagio



Arcangelo Corelli: Concerto grosso No. 1 in D Major, Op. 6: II. Largo - Allegro


Arcangelo Corelli: Concerto grosso No. 1 in D Major, Op. 6: III. Largo


Arcangelo Corelli: Concerto grosso No. 1 in D Major, Op. 6: IV. Allegro - Adagio


Arcangelo Corelli: Concerto grosso No. 1 in D Major, Op. 6: V. Allegro

Comentários