Avançar para o conteúdo principal

O prestígio de Corelli só cresceu e se firmou, tornando-se conhecido internacionalmente como maestro, compositor e virtuoso do violino…




MÚSICA Barroca

(1600-1750 - Vol. V, Capítulo 32)


Arcangelo  Corelli

(1653-1713)


“(…) Ao longo deste período seu prestígio só cresceu e se firmou, tornando-se conhecido internacionalmente como maestro, compositor e virtuoso do violino, tendo suas obras reimpressas e admiradas em muitas cidades da Europa. Entre agosto de 1682 até 1709 esteve sempre à testa da orquestra de São Luís. Em 1684 deixou a corte de Cristina, que não era regular no pagamento de seu salário, e passou para o serviço do cardeal Benedetto Pamphili, que em 1687 o tornou seu mestre de música e seria um amigo e grande mecenas. No mesmo ano foi listado entre os membros da prestigiada Congregazione dei Virtuosi di Santa Cecilia al Pantheon. Nesta época começou a tomar alunos, entre eles Matteo Fornari, que lhe seria também um fiel secretário e auxiliar pelo resto da vida. (…)” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Arcangelo_Corelli)



Arcangelo Corelli: Concerto grosso No. 9 in F Major, Op. 6: V. Adagio


Arcangelo Corelli: Concerto grosso No. 9 in F Major, Op. 6: VI. Minuetto (Vivace)



“(…) Em 1687 organizou um grande concerto em homenagem ao rei Jaime II de Inglaterra por ocasião da embaixada que ele enviara ao papa Inocêncio XI, conduzindo uma orquestra de 150 músicos. Graças à intervenção de Pamphili, que em 1690 foi transferido para Bolonha, Corelli tornou-se diretor de música da corte do cardeal Pietro Ottoboni, sobrinho do papa Alexandre VIII. Era personagem de grande influência na Igreja e se dedicava a um intenso mecenato, outra eminência a quem deveria amizade e grandes benefícios, e em cujo palácio veio a morar. Sua amizade se estenderia à família de Corelli, acolhendo seus irmãos Ippolito, Domenico e Giacinto em sua corte. Ali o compositor teria total liberdade de ação, sem as pressões que outros músicos sofriam de seus patrões poderosos. (…)” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Arcangelo_Corelli)


Arcangelo Corelli: Sinfonia to the oratorio Santa Beatrice d'Este in D Minor, WoO 1: I. Grave


Arcangelo Corelli: Sinfonia to the oratorio Santa Beatrice d'Este in D Minor, WoO 1: II. Allegro - Adagio


Arcangelo Corelli: Sinfonia to the oratorio Santa Beatrice d'Este in D Minor, WoO 1: III. Largo assai


Arcangelo Corelli: Sinfonia to the oratorio Santa Beatrice d'Este in D Minor, WoO 1: IV. Vivace


Arcangelo Corelli: Concerto grosso No. 2 in F Major, Op. 6: I. Vivace - Allegro - Adagio - Vivace - Allegro - Adagio - Largo andante


Arcangelo Corelli: Concerto grosso No. 2 in F Major, Op. 6: II. Allegro - Adagio

Comentários