Avançar para o conteúdo principal

Simonelli era um classicista e exímio contrapontista, e exerceu importante influência no amadurecimento de Corelli como compositor e no desenvolvimento do estilo de composição que o tornaria famoso…




MÚSICA Barroca

(1600-1750 - Vol. V, Capítulo 30)


Arcangelo  Corelli

(1653-1713)


“(…) Simonelli era um classicista e exímio contrapontista, e exerceu importante influência no seu amadurecimento como compositor e no desenvolvimento do estilo de composição que o tornaria famoso, que se afastou do simples virtuosismo que herdara de Bolonha e passou a mostrar um notável equilíbrio entre brilho instrumental e uma distribuição de papeis mais equitativa entre as vozes da orquestra, que se revelaria magistralmente nos seus doze concertos grossos, sua obra-prima. (…)” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Arcangelo_Corelli)


Arcangelo Corelli: Concerto grosso No. 12 in F Major, Op. 6: I. Preludio (Adagio)


Arcangelo Corelli: Concerto grosso No. 12 in F Major, Op. 6: II. Allegro


Arcangelo Corelli: Concerto grosso No. 12 in F Major, Op. 6: III. Adagio



“(…) Seu primeiro registro seguro em Roma, de 31 de março de 1675, o mostra entre os violinistas na execução de um grupo de oratórios na Igreja de São João dos Florentinos, incluindo a obra San Giovanni Battista, de Alessandro Stradella. Em 25 de agosto constou na lista de pagamento pela execução de obras na Festa de São Luís realizada na Igreja de São Luís dos Franceses, em presença da nobreza e do corpo diplomático. Entre 1676 e 1678 é documentado como segundo violino na mesma Igreja. Em 6 de janeiro de 1678 foi o primeiro violino e regente da orquestra que apresentou a ópera Dov'è amore è pietà, de Bernardo Pasquini, na inauguração do Teatro Capranica. Esta apresentação significou sua consagração no mundo musical romano. Tornou-se primeiro violino da orquestra de São Luís e em 1679 entrou no serviço da ex-rainha Cristina da Suécia, que se radicara em Roma e ali mantinha uma corte brilhante. (…)” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Arcangelo_Corelli)


Alessandro Stradella : Oratória “San Giovanni Battista” (completo), de


Arcangelo Corelli: Concerto grosso No. 12 in F Major, Op. 6: IV. Sarabanda (Vivace)


Arcangelo Corelli: Concerto grosso No. 12 in F Major, Op. 6: V. Giga (Allegro)


Arcangelo Corelli: Concerto grosso No. 3 in C Minor, Op. 6: I. Largo


Arcangelo Corelli: Concerto grosso No. 3 in C Minor, Op. 6: II. Allegro - Adagio

Comentários