Avançar para o conteúdo principal

A produção abundante de Purcell, a originalidade e a variedade dos seus estilos são surpreendentes quando pensamos na brevidade da sua carreira.


MÚSICA Barroca

(1600-1750 - Vol. V, Capítulo 44)


Henry Purcell

(1659-1695)


“(…) A sua produção abundante, a originalidade e a variedade dos seus estilos são surpreendentes quando pensamos na brevidade da sua carreira. Em todos os estilos e gêneros que abordou, aproximou-se da perfeição: os velhos consorts (fantasias) polifônicos para violas, a sonata italiana, a nova música para igreja ao gosto da restauração (depois da revolução puritana, a "moderna" música de igreja afastou-se do espírito monástico, da polifonia modal: adquiriu um caráter secular), a verdadeira ópera e mesmo a pseudo-ópera ao gosto da época: aquilo a que, então, se chamava "ópera" na Inglaterra, era uma combinação híbrida do teatro dramático e da mascarada, onde a música mais não era do que um acessório tal como nos bailados e as máquinas. (…)” (https://classicos.mus.br/bio/purcell.htm)


Henry Purcell: Funeral Music for Queen Mary, Z.860: I. March


Henry Purcell: Funeral Music for Queen Mary, Z.860: II. "Thou knowest, Lord, the secrets of our hearts"


Henry Purcell: Funeral Music for Queen Mary, Z.860: III. Canzona


Henry Purcell: King Arthur, Z.628: "Fairest Isle"


Henry Purcell: Trumpet Sonata in D Major, Z.850: I. Allegro (Arr. for Trumpet and Organ)


Henry Purcell: Trumpet Sonata in D Major, Z.850: II. Adagio (Arr. for Trumpet and Organ)


Henry Purcell: Trumpet Sonata in D Major, Z.850: III. Allegro (Arr. for Trumpet and Organ)



Henry Purcell: Celebrate this Festival, Z.321/6: Crown the Altar, Deck the Shrine

Comentários