Avançar para o conteúdo principal

Alessandro Scarlatti deixou dezenas de motetos e missas, em que adotou o estilo antigo de Palestrina.

Antes de terminar, tempo para umas breves notas acerca da importância e beleza musical, cujo legado de Alessandro Scarlatti, viria a influenciar muitos outros compositores do séc. XVII/XVIII.



MÚSICA Barroca

(1600-1750 - Vol. V, Capítulo 58)


Alessandro Scarlatti

(1660-1725)


“(…) Cantatas e serenatas, madrigais e música de câmara (suítes e sonatas) fazem parte do acervo musical de Alessandro Scarlatti. Além disso, deixou dezenas de motetos e missas, em que adotou o estilo antigo de Palestrina. Recentemente revivido foi o seu Stabat Mater, em que se encontra a beleza lírica de suas árias operísticas.” (https://concertino1.websiteseguro.com/index.php?option=com_content&view=article&id=4549&Itemid=110)



Alessandro Scarlatti: Stabat Mater


Alessandro Scarlatti: La concettione della Beata Vergine: IV. Recitativo. Sile, gratia


Alessandro Scarlatti:La concettione della Beata Vergine: V. Aria. Nam triumphi jucundos honores


Alessandro Scarlatti: La concettione della Beata Vergine: VI. Recitativo. Tantum audes o serpens


Alessandro Scarlatti: La concettione della Beata Vergine: VII. Aria. Qualis noctis fugat bella


Alessandro Scarlatti:La concettione della Beata Vergine: VIII. Recitativo. Ex auerni latebris


Alessandro Scarlatti: La concettione della Beata Vergine: IX. Aria. Fida comes sum -Duet. Eya ergo quid


Alessandro Scarlatti: Oratorio per la passione di nostro signor Gesù Cristo, Pt. 1: II. Fosco orrore il tutto ingombra


Alessandro Scarlatti: Oratorio per la passione di nostro signor Gesù Cristo, Pt. 1: III. Cangio aspetto col perdono


Alessandro Scarlatti: Oratorio per la passione di nostro signor Gesù Cristo, Pt. 1: IV. Come sola rimane

Comentários