Avançar para o conteúdo principal

Das características mais destacadas da música de Purcell são: o frescor e a espontaneidade da sua inspiração melódica (nunca se fez cantar melhor a língua inglesa)…


MÚSICA Barroca

(1600-1750 - Vol. V, Capítulo 46)


Henry Purcell

(1659-1695)


“(…) As características mais destacadas da sua música são: o frescor e a espontaneidade da sua inspiração melódica (nunca se fez cantar melhor a língua inglesa); a utilização freqüente e muito hábil do baixo obstinado, cujo rigor faz sobressair a leveza do canto; uma certa ambiguidade modal, em que o maior e o menor se combinam freqüentemente, a ponto de dar origem, mediante o jogo da escrita polifônica, a uma linguagem audaciosa e pessoal. (…)” (https://classicos.mus.br/bio/purcell.htm)


Henry Purcell: In Nomine of Seven Parts, Z.747


Henry Purcell: Abdelazar, Z.570: Menuet


Henry Purcell: Come, Ye Sons of Art Away, Z.323 "Ode for the Birthday of Queen Mary, 1694": I. Symphony


Henry Purcell: Come, Ye Sons of Art Away, Z.323 "Ode for the Birthday of Queen Mary, 1694": II. Come, ye Sons of Art




“(…) Mas, acima de tudo, Purcell foi um dos primeiros compositores "modernos", isto é, um dos primeiros a que se podem aplicar os modernos critérios de análise. (…)” (https://classicos.mus.br/bio/purcell.htm)


Henry Purcell: The Fairy Queen, Z. 629 (Suite for Orchestra)



Henry Purcell: Welcome to all the pleasures, Z.339 "Ode on St. Cecilia's Day, 1683": I. Symphony


Henry Purcell: Welcome to all the pleasures, Z.339 "Ode on St. Cecilia's Day, 1683": VII. Beauty Thou Scene of Love


Henry Purcell: Welcome to all the pleasures, Z.339 "Ode on St. Cecilia's Day, 1683": VIII. In a Consort of Voices

Comentários