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De enredo bíblico, os oratórios de Alessandro Scarlatti, eram óperas para serem encenadas na quaresma…

E aqui terminamos, não antes sem aqui deixar uma pequena reflexão.


Em minha opinião, se ma permitem, Alessandro Scarlatti ficará sempre na memória de todos. Cada vez mais se investiga e se regista para a posteridade, e claro, há ainda muito por descobrir nessas bibliotecas públicas e privadas que tanto nos têm feito chegar da música escrita em épocas anteriores. E até parituras esquecidas.




MÚSICA Barroca

(1600-1750 - Vol. V, Capítulo 64)


Alessandro Scarlatti

(1660-1725)


“(…) Alessandro Scarlatti não foi só compositor operístico. Escreveu dezenas de oratórios, que foram, na verdade, óperas de enredo bíblico para serem encenadas na quaresma. Entre esses merecem destaque Il Sedecia, re di Gerusalemme (1706) e La Vergine addolorata (1722). Deixou ainda mais de quinhentas cantatas de câmara, onde realizou integralmente a sua vocação para o gênero lírico. Merecem ser citadas Lontananza crudele (Distância cruel) e Su le sponde del Tebro (Sobre a margem do Tebro). (…)” (https://concertino1.websiteseguro.com/index.php?option=com_content&view=article&id=4549&Itemid=110)


Alessandro Scarlatti: Cantata Immagini D’orrore (completa)


Alessandro Scarlatti: Oratório “Il Sedecia, Re Di Gerusalemme” (1705)


Alessandro Scarlatti: Oratório "La Vergine addolorata” (1722)



Veja aqui o documentário

Alessandro Scarlatti: Vida de Um Compositor


Alessandro Scarlatti: Cantata "Su le sponde del Tebro (Sobre a margem do Tebro)”


Alessandro Scarlatti: Euridice dall'inferno, H.183: I. Recitativo. Del lagrimoso lido


Alessandro Scarlatti: Euridice dall'inferno, H.183: II. Aria. Se d'averno la fiamma m'accende


Alessandro Scarlatti: Euridice dall'inferno, H.183: III. Recitativo. Se la maga tua lira


Alessandro Scarlatti: Euridice dall'inferno, H.183: IV. Aria. Non mi tormentar piu

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