MÚSICA Barroca
(1600-1750 - Vol. V, Capítulo 109)
Johann Sebastian Bach
(1685-1750)
“(…) Ficou órfão aos dez anos, indo morar com um irmão mais velho Johann Christoph, que continuou seu treinamento musical. Sempre foi interessado em aprender cada vez mais, o pequeno Sebastian não poupava esforços para decifrar os segredos da arte musical. (…)” (https://www.portalsaofrancisco.com.br/biografias/johann-sebastian-bach)
J. S. Bach: Well-Tempered Clavier, Book 2 - 5. Prelude #3 In C Sharp, BWV 872
J. S. Bach: Well-Tempered Clavier, Book 2 - 6. Fugue #3 In C Sharp, BWV 872
J. S. Bach: Well-Tempered Clavier, Book 2 - 11. Prelude #6 In D Minor, BWV 875
“(…) Para aperfeiçoar seu conhecimento, Bach precisava de um livro que o irmão guardava a sete chaves. Argumentou o quanto pode, mas o irmão permaneceu intransigente, proibindo Johann de utilizar seu livro. Para contornar o problema, ele resolveu copiar o livro á mão. Todas as noites, após todos se deitarem, Sebastian pegava o livro de música e varava madrugadas estudando.
Como não podia acender velas para não chamar a atenção do irmão, por muito tempo estudou tendo como única claridade a luz da lua. Esse esforço certamente contribuiu para os problemas de visão que o acometeriam mais tarde. (…)” (https://www.portalsaofrancisco.com.br/biografias/johann-sebastian-bach)
J. S. Bach: Toccata, Adagio & Fugue In C, BWV 564 - 2. Adagio
J. S. Bach: Toccata, Adagio & Fugue In C, BWV 564 - 3. Fugue
J. S. Bach: Fantaisia & Fugue, BWV 542 - 1. Fantasia
J. S. Bach: 2-Part Invention #14 In B Flat, BWV 785
Comentários
Enviar um comentário