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A chegada de Domenico Scarlatti, mestre da Capela Giulia em 1719 para dirigir a Capela Real marcou a italianização musical portuguesa…


MÚSICA Barroca

(1600-1750 - Vol. V, Capítulo 151)


Carlos Seixas

(1704 - 1742)


INTRODUÇÃO (1)


“(…) A chegada de Domenico Scarlatti, mestre da Capela Giulia em 1719 para dirigir a Capela Real marcou a italianização musical portuguesa, culminando com a proibição em 1723 dos vilancicos ibéricos, outrora tão populares. A sua contribuição para o desenvolvimento da música profana de cariz italiana na corte de D. João V é incontestável, pelas sonatas para cravo que compôs para a infanta Maria Bárbara, cravista eximia.

As festas ou as cerimónias de gala eram agora acompanhadas com serenatas, cedo copiadas pela nobreza, abrindo o caminho para os primeiros espetáculos de ópera nos anos 1730. (…)” (https://caminhosdeportugal.com/carlos-seixas-musica-barroca/)


Domenico Scarlatti: Harpsichord (Piano) Sonata in B-flat Major, K. 410 (Allegro)


Domenico Scarlatti: Harpsichord (Piano) Sonata in F Major, K. 419 (Presto)


Domenico Scarlatti: Harpsichord (Piano) Sonata in B-flat Major, K. 529 (Allegro)


Carlos Seixas: Abertura em D MAiOR


Carlos Seixas: Coral “Tantum ergo”


Carlos Seixas: Harpsichord Sonata No. 18 in C Minor


Carlos Seixas: Harpsichord Sonata No. 24 in D Minor


Carlos Seixas: toccata in c minor


Carlos Seixas: Organ Sonata No. 21I, In A Minor

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