Com o som mais cheio da orquestra, o papel do baixo contínuo morreu gradualmente; no lugar dele, o primeiro…
MÚSICA CLÁSSICA
(1750 - 1810, Vol. VI, Capítulo I - Parte 1.8)
“(…) As orquestras tornaram-se amplamente padronizada: menores, mas não muito distintas das orquestras de hoje. Com o som mais cheio da orquestra, o papel do baixo contínuo morreu gradualmente; no lugar dele, o primeiro-violino passou a reger a orquestra até ser finalmente substituído por um maestro especialista. As orquestras atuais possuem uma extensão dinâmica bem maior. Nos anos 1740, os recursos sonoros da orquestra de Mannheim, a mais importante da época, causaram sensação, tornando-se um exemplo para toda a escrita sinfónica. (…)” (https://revistasera.info/2016/10/a-musica-do-classicismo-1750-1820-frederico-toscano/)
Joseph Haydn: String Quartet In D Major, Op. 1 No. 3: I. Adagio
Joseph Haydn: String Quartet In D Major, Op. 1 No. 3: II. Menuetto
Joseph Haydn: String Quartet In D Major, Op. 1 No. 3: III. Presto
L. v. Beethoven: Piano Concerto NO. 3 IN C Minor, Op.37: 1. Allegro Con Brio
L. v. Beethoven: Piano Concerto NO. 3 IN C Minor, Op.37: 2. Largo
L. v. Beethoven: Piano Concerto NO. 3 IN C Minor, Op.37: 3. Rondo:Allegro
W. A. Mozart: Piano Concerto No. 21 In C, K 467: 1. Allegro Maestoso
W. A. Mozart: Piano Concerto No. 21 In C, K 467: 2. Andante
J. C. Bach: Six Sonatas for Flute and Harpsichord: Sonata No. 5 in A Major: 1. Allegretto
J. C. Bach: Six Sonatas for Flute and Harpsichord: Sonata No. 5 in A Major: 2. Andante
J. C. Bach: Six Sonatas for Flute and Harpsichord: Sonata No. 5 in A Major: 3. Tempo di Minuetto
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