Avançar para o conteúdo principal

O teatro permanecia no centro dos interesses de Christoph Willibald Gluck, e a sua primeira ópera lírica, Artaxerxes, baseada em…


MÚSICA CLÁSSICA

(1750 - 1810, Vol. VI, Capítulo II - Parte 1.3)


Christoph Willibald Gluck

(1714 - 1787)


“(…) O teatro permanecia no centro de seus interesses. Em 26 de dezembro de 1741, sua primeira ópera lírica, Artaxerxes, baseada em texto de Metastasio, foi bem acolhida pelo público do Regio Ducal Teatro de Milão. Sua afortunada estréia foi seguida por uma dezena de trabalhos escritos para teatros de Milão, Veneza e Turim, que lhe deram uma boa fama. (…)” (https://www.last.fm/pt/music/Christoph+Willibald+Gluck/+wiki)


Christoph Willibald Gluck: Ópera “Alceste” (completa)



“(…) Em 1745 mudou-se para Londres, onde com "A queda dos Gigantes", estreou, desta vez com pouco sucesso no King's Theatre. Ali encontrou Häendel - que não nutriu pelo jovem colega um afeto particular (após haver escutado esta ópera, ele declarou que seu autor entendia tanto de contraponto como seu cozinheiro) - e exibiu-se num concerto com ele. A grandiosa simplicidade do modelo teatral de Händel e, em particular, seu uso dramático do coro influenciaram profundamente Gluck nos anos sucessivos. (…)” (https://www.last.fm/pt/music/Christoph+Willibald+Gluck/+wiki)


Christoph Willibald Gluck: Ópera “Ezio", Act I: Marcia


Christoph Willibald Gluck: Ópera “Ezio", Act I, Scene 2: Recitativo

Comentários