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Os compositores foram criando estruturas maiores e capazes de suportar uma audição mais intensa. O resultado foi o “princípio da…


MÚSICA CLÁSSICA

(1750 - 1810, Vol. VI, Capítulo I - Parte 1.5)


“(…) À medida que a música instrumental tornava-se mais popular que a vocal, os compositores foram criando estruturas maiores e capazes de suportar uma audição mais intensa. O resultado foi o “princípio da sonata” (mais conhecido como “forma sonata”), estrutura musical dividida em três seções: a exposição do tema, o desenvolvimento e a recapitulação. O uso desse modelo de composição tornou-se quase sinónimo dos primeiros movimentos não apenas de sonatas, mas também de sinfonias e da maior parte da música instrumental do período. (…)” (https://revistasera.info/2016/10/a-musica-do-classicismo-1750-1820-frederico-toscano/)



W. A. Mozart: Piano Sonata No. 9 In D, K 311: 1. Allegro Con Spirito


W. A. Mozart: Piano Sonata No. 9 In D, K 311: 2. Andante Con Espressione


W. A. Mozart: Piano Sonata No. 9 In D, K 311: 3. Rondeau: Allegro


L. v. Beethoven: Sonata No. 5 in F Major for Violin and Piano, Op. 24, "Spring": 1. Allegro


L. v. Beethoven: Sonata No. 5 in F Major for Violin and Piano, Op. 24, "Spring": 2. Adagio molto espressivo


L. v. Beethoven: Sonata No. 5 in F Major for Violin and Piano, Op. 24, “Spring": 3. Scherzo: Allegro molto


L. V. Beethoven: Sonata No. 5 in F Major for Violin and Piano, Op. 24, "Spring": 4. Rondo: Allegro ma non troppo


J. C. Bach:  Six Sonatas for Flute and Harpsichord, Sonata No. 2 in D Major: I. Allegro


J. C. Bach - Six Sonatas for Flute and Harpsichord, Sonata No. 2 in D Major: II. Andante Alla Polacca


J. C. Bach: Six Sonatas for Flute and Harpsichord, Sonata No. 2 in D Major: III. Tempo di Minuetto

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