Avançar para o conteúdo principal

Por ocasião do lançamento da primeira coleção (…) a crítica no jornal Hamburger Correspondent foi entusiástica. "Seu poder de invenção parece ser ilimitado. Cada uma de suas…


MÚSICA CLÁSSICA

(1750 - 1810, Vol. VI, Capítulo III - Parte 1.7)


Carl Philipp Emanuel Bach

(1714 - 1788)


“(…) Por ocasião do lançamento da primeira coleção de Clavier-Stücke für Kenner und Liebhaber (Peças de teclado para conhecedores e diletantes), a crítica no jornal Hamburger Correspondent foi entusiástica.

"Seu poder de invenção parece ser ilimitado. Cada uma de suas sonatas é um original inédito. E quando se escuta o próprio Bach tocar essas obras-primas! Ah, então a pessoa fica sem saber se admira mais o intérprete ou o compositor."

O peregrino musical inglês Charles Burney expressou opinião semelhante ao visitar Carl Philipp em Hamburgo, em 1772. "O Sr. Bach foi benevolente ao ponto de se sentar a seu instrumento favorito, um piano Silbermann, no qual tocou três ou quatro de suas melhores e mais difíceis composições, com a delicadeza, a precisão e o ardor pelo qual é tão justamente célebre entre seus compatriotas." (…)” (https://www.dw.com/pt-br/carl-philipp-emanuel-300-anos-de-um-bach-negligenciado/a-17482545)


C. p. e. Bach: Pieces For Fortepiano & Clavichord: Suite In E Flat, BWV 819A - 4. Bourree


C. p. e. Bach: Pieces For Fortepiano & Clavichord: Suite In E Flat, BWV 819A - 5. Menuet



C. P. E. Bach: Sonata in G Major, Wq. 65/22 (H.56): I. Allegro


C. P. E. Bach: Sonata in G Major, Wq. 65/22 (H.56): II. Andante


C. P. E. Bach: Sonata in G Major, Wq. 65/22 (H.56): III. Allegro


C. P. E. Bach: Sonata in A Major, Wq. 65/37 (H.174): I. Allegro


C. P. E. Bach: Sonata in A Major, Wq. 65/37 (H.174): II. Andante ma non troppo


C. P. E. Bach: Sonata in A Major, Wq. 65/37 (H.174): III. Allegro di molto

Comentários