O pai de Wolfgang Amadeus Mozart, Leopold, agradecia aos céus por ter tido um filho tão criativo, dizendo que ele era…
MÚSICA CLÁSSICA
(1750 - 1810, Vol. VI, Capítulo V - Parte 1)
Wolfgang Amadeus Mozart
(1756 - 1791)
“Johannes Chrysostomos Wolfgangus Theophilus Mozart era um menino predestinado até no nome. Theophilus vem do grego e quer dizer “amado por Deus”. Mais tarde, esse sobrenome recebeu a versão latina pela qual ficaria eternizado: Amadeus. (…)” (https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/fenomeno-mozart-musica-classica-austria-historia.phtml)
W. A. Mozart: Concerto for Piano and Orchestra, K 175: 2. Andante ma poco adagio
W. A. Mozart: Concerto for Piano and Orchestra, K 175: 2. Allegro
“(…) O pai de Mozart, Leopold, agradecia aos céus por ter tido um filho tão criativo, dizendo que ele era um “milagre que Deus fez nascer”. No século seguinte, depois que o génio já tinha revolucionado a música, o grande compositor russo Pyotr Ilyich Tchaikovsky voltou a reconhecer um ar de divindade em Mozart: “Ele nos faz acreditar em Deus. Não deve ser por acaso que um fenômeno dessa natureza vem a este mundo”.
Não é mesmo comum um jovem de 5 anos saber tocar maravilhosamente o piano. Ou um adolescente ser capaz de rabiscar partituras orquestrais completas — e perfeitas — enquanto beberica durante uma festa. Pois bem. O fenômeno operador de milagres em questão era humano, demasiadamente humano. (…)” (https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/fenomeno-mozart-musica-classica-austria-historia.phtml)
W. A. Mozart: “Vesperae Solennes De Confessore”, K 339: Laudate Dominum
W. A. Mozart: “Vesperae Solennes De Confessore”, K 339: Laudate Dominum
W. A. Mozart: “Exsultate Jubilate”, K 165: I. Allegro
W. A. Mozart: “Exsultate Jubilate”, K 165: II. Recitativo
W. A. Mozart: “Exsultate Jubilate”, K 165: III. Andante
Comentários
Enviar um comentário