Aos 35 anos, começava a se sentir velho, cansado e contou a Constanze que alguém o havia envenenado e que estava compondo o Réquiem para…
Certamente, muito terá ficado por ouvir e descobrir, mas… fica aqui a deixa para embarcarem nessa aventura que é a vasta obra musical deste Grande menino prodígio da 2ª metade do século XVIII.
MÚSICA CLÁSSICA
(1750 - 1810, Vol. VI, Capítulo V - Parte 1.13)
Wolfgang Amadeus Mozart
(1756 - 1791)
“(…) Aos 35 anos, começava a se sentir velho, cansado e com uma certa mania de perseguição. Contou a Constanze que alguém o havia envenenado e que estava compondo o Réquiem para ele mesmo. Esse episódio serviu de argumento para a crença de que ele teria sido envenenado pelo músico italiano Antonio Salieri, retratado como seu inimigo no filme Amadeus.
Mas não houve assassinato nenhum. Em 20 de novembro de 1791, Mozart caiu de cama com febre, náuseas e dores nos braços e pernas. O diagnóstico era febre reumática. Durante semanas, ele permaneceu moribundo, sofrendo de terríveis dores. Pediu a dois alunos que terminassem o Réquiem — para garantir que Constanze recebesse os honorários. (…)” (https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/fenomeno-mozart-musica-classica-austria-historia.phtml)
W. A. Mozart: Missa "Requiem" In D Minor, K 626: Sequentia Lacrimosa Dies Illa
W. A. Mozart: Missa "Requiem" In D Minor, K 626: Offertorium Domine Jesu Christe
“(…) Na manhã de 5 de dezembro de 1791, aos 35 anos, morria o garoto-prodígio, deixando nada menos que 675 obras. Seu cadáver, nu, foi colocado num saco de linho e baixado numa sepultura sem lápide, no cemitério São Marcos, em Viena. (…)” (https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/fenomeno-mozart-musica-classica-austria-historia.phtml)
W. A. Mozart: Missa "Requiem" In D Minor, K 626: Offertorium Hostias Et Preces
W. A. Mozart: Missa "Requiem" In D Minor, K 626: Sanctus
W. A. Mozart: Missa "Requiem" In D Minor, K 626: Benedictus
W. A. Mozart: Missa "Requiem" In D Minor, K 626: Agnus Dei
W. A. Mozart: Missa "Requiem" In D Minor, K 626: Communio Lux Aeterna
Comentários
Enviar um comentário