Avançar para o conteúdo principal

Em 1802 chegou a Paris o criador da moderna escola de piano, Macio Clementi, acompanhado do seu…


MÚSICA CLÁSSICA

(1750 - 1810, Vol. VI, Capítulo VII - Parte 1.4)


João Domingos Bomtempo

(1775 - 1842)


“(…) Era justamente a época em que o consulado de Bonaparte sucedera ao directório republicano, época de reconstituição social, favorável aos artistas, que se viam festejados nos salões parisienses, onde se reuniam aristocratas e burgueses, esquecendo passados ódios e entregues à cultura do espírito. Com tais qualidades, um artista de natural vocação, estudioso e hábil, dedilhando ao piano com facilidade, não podia deixar de ser bem acolhido no meio social em que se encontrava. (…)” (https://www.arqnet.pt/dicionario/bomtempojd.html)


João Domingos Bomtempo: PIANO SONATA No. 9 in F Minor, OP. 18, no. 2: 1. Allegro risoluto


João Domingos Bomtempo: PIANO SONATA No. 9 in F Minor, OP. 18, no. 2: 2. Adagio


João Domingos Bomtempo: PIANO SONATA No. 9 in F Minor, OP. 18, no. 2: 3. Allegro agitato



“(…) Em 1802 chegou a Paris o criador da moderna escola de piano, Macio Clementi, acompanhado do seu discípulo John Field. A impressão causada pelo novo estilo daquele professor foi imensa, e Bomtempo decerto observou e estudou com a maior atenção os processos desse estilo, porque se identificou com ele adquirindo-o duma forma completa e perfeita. (…)” (https://www.arqnet.pt/dicionario/bomtempojd.html)


João Domingos Bomtempo: PIANO SONATA No. 10 in E flat Major, Op. 18, no. 3: 1. Allegro moderato assai


João Domingos Bomtempo: PIANO SONATA No. 10 in E flat Major, Op. 18, no. 3: 2. Larghetto con molto  espressione


João Domingos Bomtempo: PIANO SONATA No. 10 in E flat Major, Op. 18, no. 3: 3. Allegro scherzando

Comentários