O Romantismo do Século XIX
(1810 - 1910, Vol. VII, Capítulo I)
INTRODUÇÃO (2)
“Assim a música e a arte de modo geral procuravam se desligar da arte do passado deixando aos poucos os salões dos palácios e pondo-se mais ao alcance da nova classe social em ascensão, a burguesia, e invadindo as salas de concerto, conquistando um novo público ávido de uma nova estética.” (http://www.beatrix.pro.br/index.php/o-romantismo-na-musica-1810-1910/)
Camille Saint-Saens: Trio Pn Fa Maj Op. 18: 1. Allegro Vivace
Georges Bizet: Habañera from “Carmen” Opera
“O movimento romântico constitui uma reação contra o racionalismo e o classismo, opondo à universalidade dos clássicos o individualismo e o subjetivismo
Enquanto no Classisismo havia uma grande preocupação pelo equilíbrio entre a estrutura formal e a expressividade, no romantismo os compositores buscavam uma maior liberdade da forma e uma expressão mais intensa e vigorosa das emoções, freqüentemente revelando seus sentimentos mais profundos, inclusive seus sofrimentos.” (http://www.beatrix.pro.br/index.php/o-romantismo-na-musica-1810-1910/)
Modest Petrovich Mussorgsky: Impromptu passionné (Souvenir de Betlov et Liouba)
Peter Ilyich Tchaikovsky: 1812 - La Tempestad
Antonin Dvořák: Symphony #9 In E Minor, Op. 95, "From The New World" - 1. Adagio, Allegro Molto
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