Além da forte expressividade, outra característica marcante no período musical romântico é a chamada…
O Romantismo do Século XIX
(1810 - 1910, Vol. VII, Capítulo I)
INTRODUÇÃO (3)
“Além da forte expressividade outra característica marcante no período musical romântico é a chamada música programática ou música descritiva. Não que em outros momentos da história da música não houvesse esse tipo de produção, mas no período romântico, essa é uma tendência bastante acentuada. Neste aspecto, muitas vezes, o romantismo literário se confunde com o musical. Muitos compositores românticos eram ávidos leitores e tinham grande interesse pelas outras artes, relacionando-se estreitamente com escritores e pintores. Não raro uma composição romântica tinha como fonte de inspiração um quadro visto ou um livro lido pelo compositor. Mas aqui mais uma vez a necessidade de expressar, a música aliás, tem no romantismo a função essencial de expressar, e a alma é o objeto que se deve primordialmente retratar. Muitas das composições pintam quadros, contam histórias; o individualismo romântico incitará frequentemente o músico a “pintar” suas próprias experiências.
Entretanto, apesar do individualismo, da subjetividade e do desejo de expressar emoções, o músico romântico ainda respeita a forma e muitas das regras de composição herdadas do classicismo. (…)”
(http://www.beatrix.pro.br/index.php/o-romantismo-na-musica-1810-1910/)
Edvard Grieg: Piano Concerto In A Minor, Op. 16 - 1. Allegro Moderato
Bedrich Smetana: Má Vlast (My Country) - 1. Vysehrad (The High Castle)
Nikolai Rimsky-Korsakov. Scheherazade - 1. The Sea & Sinbad's Ship
Isaac Albéniz: Pavana capricho in E Minor, Op. 12, B1
Gustav Mahler: Symphony #1 In D, "Titan" - 1. Langsam Schleppend
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