Avançar para o conteúdo principal

O músico romântico procurou se firmar como um artista autónomo, deixando de se submeter a…


O Romantismo do Século XIX

(1810 - 1910, Vol. VII, Capítulo II - Parte 3


“(…) O músico romântico procurou se firmar como um artista autónomo, deixando de se submeter a patronos ricos, como ocorria no período barroco e clássico. Isso evidentemente garantia uma maior liberdade de criação aos músicos Durante o Romantismo houve um rico florescimento da canção, principalmente do lied (‘canção’ em alemão) para piano e canto. (…)” (http://musicanotempo.comunidades.net/o-romantismo-na-musica-1810-1910)


Modest  Mussorgsky: A Teardrop (Une Larme) In G Minor


Carl M. F. E. von Weber: Konzert für Klarinette und Orcest In E



“(…) O primeiro grande compositor de lieder (plural de lied) foi Schubert (1797-1828). Essa forma é também desenvolvida mais tarde por Robert Schumann (1810-1856) e mais posteriormente por Johannes Brahms (1833-1897). Inicialmente os textos são retirados da poesia romântica alemã de Goethe (1749-1832) e Heine (1799-1856).

Também são características da época as formas livres como os prelúdios, rapsódias, noturnos, estudos, improvisos etc., presentes na obra de Frederic Chopin (1810-1849) e Franz Liszt. Essas peças são geralmente para piano solo e realçam o virtuosismo instrumental, dividindo a importância do concerto entre a obra e a presença do intérprete. (…)” (http://musicanotempo.comunidades.net/o-romantismo-na-musica-1810-1910)


Franz Schubert: Die Schöne Müllerin, D 795 - Das Wandern


Georges Bizet: The Best of Bizet - Allegro vivace (Third Movement) from Symphony in C Major


Ludwig Van Beethoven: Sonata No. 3 in A Major for Cello and Piano, Op. 69: I. Allegro ma non tanto


Hector Berlioz: Symphonie Fantastique, Op. 14 - 1. Rêveries, Passions


Frédéric Chopin: Etude No. 3 In F, Op. 25


Frans Listz: Harmonies du Soir - no. 11 do Transcendental Etudes, S. 139


Richard Wagner: Famous Overtures - Ópera “Parsifal”,, WWV 111- Overture


Giuseppe Verdi: Ópera “La Traviata” - Act 1


Anton Bruckner: Symphony No. 4 - Bewegt, nicht zu schnell (With motion, not too fast) In E Flat Major, Wab 104

Comentários