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O Romantismo surge sobre bases tonais sólidas, o período romântico é o derradeiro…

Tendo tomado conhecimento acerca do contexto histórico e social que caracterizam o século XIX, debrucemo-nos agora sobre algumas particularidades da obra musical deste período.



O Romantismo do Século XIX

(1810 - 1910, Vol. VII, Capítulo II - Parte 1)


“(…) O Romantismo surge sobre bases tonais sólidas, o período romântico é o derradeiro momento da música tonal. Entre os traços comuns aos compositores do período podemos ressaltar a maior liberdade de modulação e o cromatismo cada vez mais progressivo que levou os músicos até a fronteira do sistema tonal de Bach. (…)” http://musicanotempo.comunidades.net/o-romantismo-na-musica-1810-1910)


Claude Debussy Nocturnes - L 91 - 1. Nuages


Bedrich Smetana: Opera “The Bartered Bride” - Act 1 Polka



“(…) E é esse cromatismo que vai garantir uma maior liberdade e expressividade a essa música individualista” e “subjetiva”. As formas livres, lieds, prelúdios, rapsódias, o sinfonismo, o virtuosismo instrumental e os movimentos nacionais incorporam elementos alheios à tonalidade estrita do classicismo e esta lentamente se desfaz, até chegar à beira da atonalidade com a música de Wagner (1813-1883). Outro aspecto de destaque do período romântico está na própria concepção de artista da época. (…)” http://musicanotempo.comunidades.net/o-romantismo-na-musica-1810-1910)



Richard Wagner: Famous Overtures - Parsifal, opera, WWV 111- Overture


Giacomo Puccini: Opera “La bohème” (arias y escenas) - Acto primero: Questo Mar Rosso


Gioachino Antonio Rossini: Opera “La Gazza Ladra” - Overture


Sergey Rachmaninoff: Symphony No. 2 in E minor, Op. 27- Largo - Allegro Moderato


Maurice Ravel: Rapsodsie Espagnole


Manuel De Falla: El Amor Brujo - “Noches En Los Jardines De España” - El amor brujo 1. Introducción y escena

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