“Vincenzo Bellini, um dos maiores compositores do ‘bel canto’ do século XIX, dotado de especial dom para criação de melodias vocais e ao mesmo tempo puro no estilo e sensível na expressão (…).
Sua influência se refletiu não somente em óperas posteriores mas também nas primeiras obras de Richard Wagner e na musica instrumental de Chopin e Liszt. (…)” (https://operamundi.uol.com.br/politica-e-economia/15421/hoje-na-historia-1835-morre-o-compositor-siciliano-vincenzo-bellini)
O Romantismo do Século XIX
(1810 - 1910, Vol. VII, Capítulo VIII - Parte 1)
Vincenzo Bellini
(1801 - 1835)
“Vincenzo Salvatore Carmelo Francesco Bellini nasceu em 3 de novembro de 1801, em Catania, então parte do Reino da Sicília. Seu pai, Rosario Bellini, era organista, compositor e professor de música. O nome de sua mãe era Agata Bellini. Ele era o mais velho dos sete filhos de seus pais.
Segundo as lendas, ele poderia cantar uma ária de Valentino Fioravanti quando ele tinha um ano e meio de idade. Embora isso possa ser um exagero, não há dúvida de que ele nasceu prodígio e começou a estudar piano com o pai aos três anos de idade. (…)” (https://pt.celeb-true.com/vincenzo-bellini-renowned-opera-composer-from-kingdom-sicily-check)
Vincenzo Bellini: Versetti da cantarsi il Venerdi Santo
Vincenzo Bellini: Messa di gloria in E Minor
Vincenzo Bellini: Messa in G Minor (1825)
Vincenzo Bellini: Salve Regina in la maggiore
Comentários
Enviar um comentário