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Imediatamente ligado ao instrumento, de forma que é impossível fazer uma história da música para piano sem Frédéric Chopin…

Antes de terminarmos mais esta jornada, cujo legado é sem dúvida um dos mais ricos contributos na história do reortório pianístico do século XIX, aqui ainda algumas considerações acerca da obra para piano de Frédéric Chopin.



O Romantismo do Século XIX

(1810 - 1910, Vol. VII, Capítulo XI - Parte 17)


Frédéric Chopin

(1810-1849)


“(…) Chopin dedicou toda sua obra ao piano, com exceção de uma ou duas peças para violoncelo, um trio de câmara e algumas canções. Assim, seu nome ficou imediatamente ligado ao do instrumento, de forma que é impossível fazer uma história da música para piano sem Chopin. (…)” (…)” (…)” (http://www.portalsaofrancisco.com.br/biografias/frederic-chopin)


Frédéric Chopin, Polonaise in A-Flat Major, Op. 53, "Heroic": Maetoso


Frédéric Chopin: Mazurkas, Op. 6: No. 3 in E Major: Vivace


Frédéric Chopin: Mazurkas, Op. 33: No. 1 in G-Sharp Minor




“(…) A música de Chopin é extremamente sedutora para os ouvintes pouco acustumados à música erudita, em especial por causa de suas melodias peculiares, que criam imediatamente um ambiente de devaneio e encantamento.

A melodia chopiniana tem duas origens. Uma é o bel canto das óperas italianas que tanto apreciava – Chopin fazia o piano cantar. A outra é o folclore polonês.

Mas Chopin não era apenas um melodista inconfundível. No terreno da harmonia, ele tinha grande originalidade. Liszt, em um ensaio que escreveu sobre o colega polonês, mostra como toda a escrita pianística do século XIX deve alguns de seus aspectos importantes a Chopin. (…)” (…)” (…)” (http://www.portalsaofrancisco.com.br/biografias/frederic-chopin)


Frédéric Chopin: Mazurkas, Op. 33: No. 2 in D Major


Frédéric Chopin: Mazurkas, Op. 33: No. 4 in B Minor


FrédéricChopin, Polonaises, Op. 40: No. 1 in A Major, "Military"


FrédéricChopin: Prelude #15 In D Flat, Op. 28/15, "Raindrop"


FrédéricChopin: Prelude #18 In F Minor, Op. 28/18

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