O Romantismo do Século XIX
(1810 - 1910, Vol. VII, Capítulo XI - Parte 21)
Frédéric Chopin
(1810-1849)
“(…) Sofrendo por estar longe de sua terra natal, esmagada pelos russos, Chopin praticamente criou um novo género: a polonaise épica. Representativa é a sexta, dita Heróica, titânica e sentimental.
Chopin também escreveu quatro Scherzos que se assemelham a essa polonaise por sua tensão e vigor.
Um scherzo como peça independente é uma novidade de Chopin, já que a forma é geralmente integrante de obras maiores como sinfonias e sonatas. O Scherzo no. 1, op. 20, é um exemplo de angústia e desespero.
Mas três grandes ciclos são considerados os pontos culminantes da produção chopiniana: as Baladas, os Estudos e os Prelúdios. (…)” (…)” (…)” (http://www.portalsaofrancisco.com.br/biografias/frederic-chopin)
Frédéric Chopin: Scherzo No. 1 in B Minor, Op. 20
Frédéric Chopin: Scherzo No. 2 in B Flat Minor, Op. 31
Frédéric Scherzo No. 3 in C sharp Minor, Op. 39
Frédéric Chopin: Scherzo No. 4 in E Major, Op. 54
“(…) As baladas são quatro. São peças grandiosas e terrivelmente difíceis para o solista, muito inventivas e apaixonantes. Elas passam uma quantidade de emoções e sentimentos surpreendente para obras tão curtas. A Quarta é a mais impressionante, pela variedade de sonoridades que apresenta. (…)” (…)” (…)” (http://www.portalsaofrancisco.com.br/biografias/frederic-chopin)
Frédéric Chopin: Ballade Nº 1 In G Minor, Op. 23
Frédéric Chopin: Ballade Nº 2 In Flat Major, Op. 38
Frédéric Chopin: Ballade Nº 3 In A Flat Major, Op. 47
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