Avançar para o conteúdo principal

Adam Liszt já havia vendido tudo que ele possuía, quando o príncepe aceitou a petição. Em maio de 1822, a família Liszt…


O Romantismo do Século XIX

(1810 - 1910, Vol. VII, Capítulo XII - Parte 8)


Franz Liszt

(1811 - 1886)


“(…) Adam Liszt já havia pedido ajuda ao Príncipe Esterházy em 4 de agosto de 1819 para educar seu filho. Nessa petição, ele estimou um gasto anual que ficaria entre 1,300 e 1,500 Gulden. Ele não esperava que o príncipe fosse pagar essa quantia, mas também pediu uma posição em Viena. Assim, Adam poderia ganhar dinheiro por conta própria enquanto seu filho teria aulas com um grande mestre do piano. A petição foi apoiada por Hofrat Johann von Szentgály, um oficial. Mas como não havia vagas para o trabalho em Viena, a petição foi negada pelo príncipe. (…)” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Franz_Liszt)


Franz Liszt: Rigoletto Concert: Paraphrase After Verdi's Opera "Rigoletto"


Franz Liszt: Aus Lohengrin, S. 446: I. Festspiel and Brautlied



“(…) Os 600 Gulden oferecidos pelos magnatas em novembro de 1820 eram insignificantes comparados aos gastos anuais num total de 1,500 Gulden. Nada aconteceu pelos próximos 18 meses. Em 6 de maio de 1822, Adam Liszt pediu por uma petição um ano de ausência. Quando o príncipe aceitou esta, Adam Liszt já havia vendido tudo que ele possuía em Raiding. Em 8 de maio de 1822, a família Liszt foi para Viena. (...)” (…)” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Franz_Liszt)


Franz Liszt: Three Concert Etudes No. 3 in D-Flat Major: Un Sospiro


Franz Liszt: Années de Pèlerinage, Premiere Année: II. Au Lac De Wallenstadt


Franz Liszt: Fantasy On Hungarian Themes, S. 123

Comentários