Avançar para o conteúdo principal

Como intérprete. Franz Liszt era famoso na Europa como um virtuoso pianista, e a carga emocional dos seus…


O Romantismo do Século XIX

(1810 - 1910, Vol. VII, Capítulo XII - Parte 13)


Franz Liszt

(1811 - 1886)


“(...) Liszt conheceu sua primeira paixão logo após a morte do pai: Carolina de Saint-Cricq, sua aluna, que o correspondeu a princípio. Sua mãe, ciente da relação, morreu doente pouco tempo depois e alertou o marido sobre o amor da filha. O conde, então, tratou de informar Liszt que um noivo (o conde de Artigaux) já havia sido selecionado para sua filha. O músico nunca mais voltou ao palácio da família. (…)” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Franz_Liszt)


Franz Liszt: Transcriptions from "Die schöne Müllerin", Op. 25: Ungeduld (No. 7)



“(…) Liszt tinha tentado escrever sua Sinfonia Revolucionária já em 1830,[13] mas no início da sua vida adulta centrou seus interesses principalmente em sua carreira como intérprete. Em 1847, Liszt era famoso na Europa como um virtuoso pianista. A "Lisztomania" percorria toda a Europa, e a carga emocional dos seus recitais converteram os concertos em "algo místico em vez de serem eventos musicais sérios", e a reação de muitos dos ouvintes poderia ser descrita como histérica. (…)” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Franz_Liszt)


Franz Liszt: 12 Etudes D'execution transcendante: X. Appassionata in F Minor - Allegro agitato molto


Franz Liszt: Transcriptions from "Die schöne Müllerin", Op. 25: Wohin? (No. 2)




“(…) O musicólogo Alan Walker afirma que "Liszt era um fenómeno natural e a gente era dominada por ele… Com a sua cativante personalidade, a sua larga melena de cabelo solto criou uma encenação assombrosa. Havia muitos testemunhos para declarar que a sua interpretação tinha melhorado realmente o estado de ânimo da audiência a um nível de êxtase místico”. (…)” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Franz_Liszt)


Franz Liszt: Années de Pèlerinage, Premiere Année: IX. Les Cloches De Genève


Franz Liszt: Années de Pèlerinage, Deuxieme Année: I. Sposalizio


Franz Liszt: Forest Murmurs "Waldesrauschen"

Comentários