Avançar para o conteúdo principal

Franz Liszt também escreveu inúmeros lieder e peças para música de câmara, das quais se…

Mais uma vez fechamos aqui um de muitos capítulos da História da Música ocidental.

Uma jornada bastante enriquecedora pela vida e obra do compositor e grande pianista que foi Franz Liszt.




O Romantismo do Século XIX

(1810 - 1910, Vol. VII, Capítulo XII - Parte 18)


Franz Liszt

(1811 - 1886)


“(…) Liszt também escreveu inúmeros lieder e peças para música de câmara, das quais se devem destacar as peças para violino e piano.

A sua Sonata em Si menor, apesar de não ter agradado a Johannes Brahms, que disse ter adormecido durante a sua execução, é provavelmente sua obra de maior vulto. Também muito populares são suas rapsódias húngaras para piano. A Rapsódia n.º 2, a mais conhecida delas, tornou-se muito popular até como trilha sonora de desenhos animados. (…)” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Franz_Liszt#bodyContent)


Franz Liszt: Rapsódia Húngara N. 2 no Piano - Música do Tom & Jerry cartoon




“(…) No compêndio de peças para piano como Liebesträume ("Sonhos de Amor"), produzida a partir de poemas de Ludwig Uhland e Ferdinand Freiligrath, destaca-se a peça No. 3, conhecida como Liebestraum, a qual faz parte do repertório de aclamados pianistas como Lang Lang, Richard Clayderman, Evgeny Kissin, e Valentina Igoshina.


Suas principais obras são: 19 Rapsódias Húngaras para Piano, (posteriormente orquestradas), 12 Estudos de Execução Transcendental, Sonata em Si menor, Sinfonia Fausto, Sinfonia Dante, Concerto para Piano No. 1, Concerto para Piano No. 2, Valsa Mephisto No. 1, Liebesträume No. 3, e Poemas Sinfónicos.” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Franz_Liszt#bodyContent)


Franz Liszt: St. François De Paule Marchant Sur Les Flots


Franz Liszt: Mephisto - Waltz No. 1 ("der Tanz in Der Dorfschänke")


Franz Liszt: Mephisto - Waltz No. 2


Comentários