Avançar para o conteúdo principal

No fim de abril de 1823, a família voltou pela última vez à Hungria. Franz Liszt deu concertos em…


O Romantismo do Século XIX

(1810 - 1910, Vol. VII, Capítulo XII - Parte 12)


Franz Liszt

(1811 - 1886)


“(...) Altenburg, residência de Franz Liszt em Weimar, entre 1848–1861, época na qual compôs os seus primeiros doze poemas sinfónicos.

Na primavera de 1823, quando o ano de ausência concedido a Adam Liszt estava chegando ao fim, este pediu em vão ao príncipe mais dois. Adam mais tarde pediu demissão ao príncipe, e no fim de abril de 1823, a família voltou pela última vez à Hungria. Liszt deu concertos em Pest nos dias 1° e 24 de maio. Também participou de concertos nos dias 10 e 17 de maio no "Königliches Städtisches Theater" e em 19 de maio na "Vergnügliche Abendunterhaltung". Neste último evento, Liszt tocou um arranjo para piano da Marcha de Rackózy, algumas danças húngaras e peças de Antal Csermák, János Lavotta e János Bihari. No fim do mês, a família retornou a Viena. (…)” (…)” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Franz_Liszt)


Franz Liszt: Grosse Fantasie for Piano and Orchestra, S. 366 (After Franz Schubert's "Wanderer Fantasie")



“(…) Ao final de 1823, os Liszt foram a Patis tentar fazer o garoto entrar no conservatório de Paris e conseguiram uma reunião com o diretor da instituição, que encerrou o sonho deles ao informá-los de que apenas franceses poderiam estudar lá.[10] Em 1827, seu pai adoeceu e morreu no dia 28 de agosto, alertando o filho em suas últimas palavras de que ele seria dominado pelas mulheres em sua vida. (...)” (…)” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Franz_Liszt)


Franz Liszt: Les Préludes - Symphonic Poem No. 3


Franz Liszt: Faust: Mephisto-Waltz


Franz Liszt: Orpheus - Symphonic Poem No. 4


Franz Liszt: Bagatelle Without Tonality

Comentários