Avançar para o conteúdo principal

A família Liszt conheceu Anton Felix Schindler, amigo de Beethoven por meio do qual o garoto via uma chance de conhecer seu ídolo…


O Romantismo do Século XIX

(1810 - 1910, Vol. VII, Capítulo XII - Parte 11)


Franz Liszt

(1811 - 1886)


“(…) A partir de julho de 1822, Liszt passou a ter aulas de composição com Antonio Salieri, o último professor de Beethoven.[8] De acordo com uma carta deste ao Príncipe Esterházy datada de 25 de agosto de 1822, até então ele havia introduzido Liszt a alguns elementos da teoria musical, sendo que mais aulas viriam depois destas. Visto que os admiradores de Liszt o tratavam como um prodígio, Salieri sabia que havia aceitado uma tarefa nada fácil. (…)” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Franz_Liszt)


Franz Liszt: Années de Pèlerinage, Premiere Année: V. Vallée D'obermann



“(…) Na mesma época, a família Liszt conheceu Anton Felix Schindler, amigo de Beethoven por meio do qual o garoto via uma chance de conhecer seu ídolo. Schindler conseguiu o encontro, mas Beethoven, à altura já lutando contra a surdez e a pobreza, pouco se interessou em conhecer o húngaro. Contudo, em 13 de abril de 1823, Beethoven compareceu a um concerto de Liszt e, ao final da sua apresentação, beijou a testa do garoto. (...)” (…)” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Franz_Liszt)


Franz Liszt: Années de Pèlerinage, Deuxieme Année: II. Il Peuseroso


Franz Liszt: Hungarian Rhapsody No. 5 in E Minor

Franz Liszt: Transcriptions from "4 geistliche Lieder": Litanei


Franz Liszt: 12 Etudes D'execution transcendante: XII. Chasse-Neige (Snow Whirls) in B-Flat Minor - Andante con moto


Franz Liszt: 12 Etudes d'execution transcendante: Viii. Wilde Jagd (Wild Hunt) in C Minor - Presto Furioso

Comentários