Avançar para o conteúdo principal

Anton Bruckner, de maneira surpreendente, é um compositor "na moda". Ele não conheceu isso em vida…


O Romantismo do Século XIX

(1810 - 1910, Vol. VII, Capítulo XVI - Parte 3)


Anton Bruckner

(1824 - 1896)


“Bruckner, de maneira surpreendente, é um compositor "na moda". Ele não conheceu isso em vida - uma vida que ocupa o miolo do movimento romântico (1824-1896). Teve um ou outro raro sucesso na Viena que dava a Brahms o primeiro lugar entre os músicos. Foi cruelmente perseguido pelo maior crítico da época - Hanslick. Era desajeitado, e conservou por toda a vida um certo ar "caipira", com suas roupas excêntricas. (…)” (http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142010000200025)


Anton Bruckner: Mass No. 1 in D minor, WAB 26


Anton Bruckner: Symphony No. 3 in D Minor, WAB 103: I. Gemäßigt, mehr bewegt, misterioso (1º and.)




“(…) Mas esse eterno "gauche" teve seguidores dedicadíssimos - como Gustav Mahler; e, de repente, depois de décadas de negligência, ele está em todos os programas, é destaque no Festival de Salzburgo.

Mistério do gosto e das modas. Porque ele não faz concessões. É um músico interiorizado, que parece estar sempre em contato com regiões superiores. (…)” (http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142010000200025)


Anton Bruckner: Symphony No. 3 in D Minor, WAB 103: II. Adagio - Bewegt, quasi andante (2º and.)


Suas sinfonias, enormes, foram comparadas, pelo severo Brahms, a jiboias. Atormentado pelas críticas, ele tentou, em seus últimos anos, revisões drásticas nas partituras - o que não fez bem aos originais. Por conta disso, um maestro que queira reger Bruckner precisa escolher entre diferentes edições. Muitas vezes, o mais certo e o mais seguro é voltar ao original. (…)” (http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142010000200025)


Anton Bruckner: Symphony No. 3 in D Minor, WAB 103: III. Scherzo - Ziemlich Schnell (3º and.)


Anton Bruckner: Symphony No. 3 in D Minor, WAB 103: IV Finale - Allegro (4º and.)

Comentários