Depois da morte de Modest Mussorgsky, as suas obras foram completadas e melhoradas, mas no século XX as qualidades da sua música…
O Romantismo do Século XIX
(1810 - 1910, Vol. VII, Capítulo XXI - Parte 12)
Modest Petrovich Mussorgsky
(1839-1881)
“(…) Depois da sua morte, obras de Mussorgsky foram completadas e melhoradas por Rimsky-Korsakov, e outros, mas no século XX as qualidades da sua música adquiriram o reconhecimento que não tiveram quando o compositor era vivo. (…)” (https://knoow.net/arteseletras/musica/mussorgsky-modest/)
Modest Petrovich Mussorgsky: Tableaux d'une exposition: XII. Limoges. Le marché (La Grande Nouvelle)
Modest Petrovich Mussorgsky: Tableaux d'une exposition: XIV. Promenade 6
“(…) A música de Mussorgsky é descrita, hoje em dia, como realista e progressista. Por um lado, descrevia vividamente cenas da vida histórica e tradicional do país, procurando até reproduzir as inflexões da língua falada nas suas canções e óperas. Por outro lado, tecnicamente, fazia um uso da tonalidade e harmonia inortodoxo. Na altura, Tchaikovsky e Rimsky-Korsakov, por exemplo, admiravam o talento mas criticavam a técnica. (…)” (https://knoow.net/arteseletras/musica/mussorgsky-modest/)
odest Petrovich Mussorgsky: Tableaux d'une exposition: XVI. La grande porte dans la capitale de Kiev
“(…) Foi necessário tempo para fazer justiça à obra, razão pela qual se procurou recuperar, tanto quanto possível, as suas partituras originais.” (https://knoow.net/arteseletras/musica/mussorgsky-modest/)
Modest Mussorgsky: “Uma noite no Monte Calvo” (versão
Modest Petrovich Mussorgsky: Tableaux d'une exposition: III. Promenade 2
Modest Petrovich Mussorgsky: Méditation (Feuillet d'album)
Modest Petrovich Mussorgsky: Jeux d’enfants – Les quatre coins
Comentários
Enviar um comentário