Avançar para o conteúdo principal

Na pequena cidade Kalište na República Checa, nascia em julho de 1860 o compositor e regente Gustav Mahler que por ela seria homenageado……

Depois de termos viajado pelo universo fascinante da música de Isaac Albéniz, compositor espanhol de rara sensibilidade, proponho que voltemos mais uma página deste imenso volume que é a música do século XIX, para escutarmos e descobrirmos Gustav Mahler.




O Romantismo do Século XIX

(1810 - 1910, Vol. VII, Capítulo XXVIII)


Gustav Mahler

(1860 - 1911)


“O brasão da pequena cidade Kalište, situada no centro da República Checa, ostenta em seu centro uma enorme lira – antiga harpa grega, símbolo máximo da música – circundada por ramos de trigo. Esse mesmo instrumento está também presente na bandeira oficial da cidade, se é que assim podemos chamar o vilarejo que em seu último censo sequer contabilizou 400 habitantes. (…)” (https://www.concerto.com.br/noticias/arquivo/acervo-concerto-vida-de-gustav-mahler)


Gustav Mahler: Lieder Eines Fahrenden Gesellen - 1. Wenn Mein Schatz Hochzeit Macht


“(…) Entretanto, na segunda metade do século XIX, a cidade, então pertencente ao Império Austro-Húngaro sob o nome de Iglau, era um próspero centro de comércio de roupas. Naquela época, a família Habsburgo – que há séculos comandava o império – queria fortalecer sua presença ao leste e para isso estimulou o assentamento de comunidades judaicas de ascendência alemã no local. Com isso começaram a se instalar em Iglau uma série de instituições: um mercado (onde os camponeses locais comercializavam seus produtos), um posto do exército, uma igreja católica, uma sinagoga e um pequeno teatro de ópera, que abrigava um modesto conjunto sinfônico. (…)” (https://www.concerto.com.br/noticias/arquivo/acervo-concerto-vida-de-gustav-mahler)


Gustav Mahler: Symphony No. 2 in C Minor "Resurrection": I. Allegro maestoso




“(…) Esses foram os fundamentos que norteariam a obra de seu filho maior, e que veio a ser homenageado em sua flâmula atual: foi nessa cidade, em 7 de julho de 1860, que nasceu o compositor e regente Gustav Mahler. (…)” (https://www.concerto.com.br/noticias/arquivo/acervo-concerto-vida-de-gustav-mahler)


Gustav Mahler: Symphony No. 8 in E-Flat Major "Symphony of a Thousand": I. Hymnus: "Veni, creator spiritus


Gustav Mahler: Lieder Eines Fahrenden Gesellen - 2. Ging Heut' Morgen Uber's Feld

Comentários